Notícias

 

Os Rios Itanhém e Água Fria precisam de ajuda

As principais fontes de abastecimento de água de Medeiros Neto estão perdendo espaço para o lixo e poluição.


Medeiros Neto possui duas bacias hidrográficas: o Rio Itanhém – popularmente conhecido como Alcobaça – e o Rio Água Fria. Ambos sofrem com a falta de chuva na região. No entanto, não é só a seca que prejudica o desenvolvimento ambiental e comercial dos rios. A quantidade excessiva de plantas baronesas e lixo tomam conta dos cursos de água.


As baronesas são espécies de detectores naturais de poluição. As plantas se proliferam ao sinal de contaminação originária de esgoto e lixo sólido. Em Medeiros Neto, as espécies ocupam cada vez mais as águas dos rios.

 


 

Apesar de não ter um visual atrativo, as baronesas não significam algo ruim que estraga os rios. Mesmo que só apareçam quando há indícios de poluição, as plantas são tipos de filtros que se alimentam de dejetos. Entretanto, quando a baronesa que ainda não foi retirada do manancial morre, tudo absorvido por ela é devolvido para a água do rio. Por esse motivo é necessário tomar providências para o tratamento de esgoto das cidades.


Para ver a quantidade de lixo nos rios de Medeiros Neto não precisa ir muito longe, basta passar pela Ponte do Rio Itanhém, que é o principal cartão postal da cidade.

 


 

Além do mau cheiro e destruição ambiental, o lixo descartado nos rios também pode provocar graves estragos em caso de enchente. A contaminação da água também pode contribuir para a manifestação de doenças.


Diante de todos os fatos ainda não se sabe o que será das nossas fontes de água. É preciso repensar nossas atitudes e refletir se estamos ou não sendo justos com quem sempre nos garantiu a vida. Precisamos fazer nossa parte e ajudar a preservar. Nossos rios precisam de ajuda, e é responsabilidade de todos mante-los vivos. 

 

Fonte: Tropical93/Larissa Souza

Postada em: 29/06/2016

 

 

 

Participe

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

 

Top 10

1

Eu Sei de Cor
Marília Mendonça

2

126 Cabides
Simone e Simaria

3

Sim ou Não
Anitta e Maluma

4

Medo Bobo
Maiara e Maraísa

5

Homem de Família
Gusttavo Lima

6

Dia, Hora e Lugar
Luan Santana

7

Meu Coração Deu PT
Wesley Safadão e Matheus & Kauan

8

O Que Houve?
Mano Walter e Marília Mendonça

9

Sou Eu
Ludmilla

10

E Essa Boca Aí?
Bruninho & Davi e Luan Santana

 

 

Parceiros





















TROPICAL FM 93 - A MELHOR E PRONTO